Recuperação e Viabilização de Empresas

Acompanhamos de perto as empresas com que trabalhamos, analisando permanentemente a evolução dos seus indicadores económico-financeiros. Desta forma, é mais fácil prever antecipadamente problemas futuros, aconselhando de imediato medidas preventivas que permitam contrariar uma evolução danosa para a empresa.

Rapidez na identificação, análise e resposta atempada aos problemas é por vezes suficiente para afastar a empresa de constrangimentos financeiros a curto prazo.

Contudo, na actual conjuntura económica mundial, algumas situações são bem mais complexas e exigentes. Diminuições acentuadas das vendas e das margens, agravamento dos custos de exploração e dilatação de prazos médios de recebimentos são apenas alguns dos factores que estão a levar muitas empresas a situações de tesouraria insustentáveis.

Nestes casos é essencial verificar a viabilidade a médio e longo prazo, ou seja, se a empresa pode ser recuperada. Neste caso, é definida uma estratégia de reestruturação organizacional assente num plano de negócios detalhado e exequível que garanta aos parceiros da organização (instituições financeiras, accionistas, estado, funcionários) a sua recuperação e viabilização.